domingo, 1 de maio de 2016

"Histórias de Ushiro" - por IISHI TAKAHIRO



A Exposiçao Internacional "Historias de Ushiro", do artista Iishi Takahiro, esta em cartaz de 01 a 22 de maio, no Octavio' Cafe, sob a curadoria de Vera Simoes e a promoçao DAMulticom. 




A globalização abriu as portas para que as diversas culturas terrestres  pudessem interagir fazendo com que os seres humanos, antes tão  distantes entre si, começassem a se entender e,  consequentemente,  aceitar aquilo que antes poderia parecer absurdo, até mesmo  impossível. As culturas vão se mesclando, sendo absorvidas  e acabamos deparando com um fato muito interessante. Em todas  elas há uma sincronicidade entre os sentimentos humanos não  importando a origem dos mesmos.  No trabalho de Iishi Takahiro, vemos a leitura desse fato, representado  de uma forma simples, mas com intensa dramaticidade. Ele capta  de forma sutil momentos fugazes de pessoas desconhecidas  e faz uma leitura pessoal daquilo que imagina ser a realidade  de suas almas. Como artista, representa isso com imagens que  mais parecem sombras que se esvaecem na trama do tempo.   Uma realidade que parece não ser percebida, como a fumaça de  um cigarro levada ao vento, mas que mesmo assim se perpetua na  sua essência.  

“As costas deles parecem tristes,  porque as costas são o espelho  que refletem o real sentimento  das pessoas, enquanto fingem  felicidade em seu exterior” -  IISHI TAKAHIRO.

IISHI TAKAHIRO é o artista japonês que assina as obras  Histórias de Ushiro. Aplicando a técnica da xilogravura,  Takahiro conta pequenas histórias para complementar  cada obra de arte.  Ushiro, em japonês, significa parte posterior ou costas.  Takahiro inicia a produção de sua arte através da fotografia  das costas de uma pessoa. A partir da imagem, ele  reproduz um desenho, entalha a figura em um bloco de  madeira, mistura duas cores de tinta e aplica sobre um  papel japonês utilizando um Baren, instrumento próprio  para xilogravura. Após a impressão do desenho, com uma  caneta de bambu, ele escreve pequenas histórias, que  julga ser o drama enfrentado por cada pessoa retratada  em suas obras.  Esta série de gravuras captura a triste realidade no Japão  atualmente. Histórias de Ushiro é uma coleção de peças  que representam os dramas na vida de mulheres, homens,  idosos e jovens, através de suas costas.  “As costas deles parecem tristes, porque as costas  são o espelho que refletem o real sentimento das  pessoas, enquanto fingem felicidade em seu exterior”,   justifica Takahiro.  A exposição Histórias de Ushiro, foi vista em seis cidades  do Japão, em Frankfurt, na Alemanha e estará pela primeira  vez no Brasil, em São Paulo.