quarta-feira, 13 de novembro de 2013

http://www.meumelhorestilo.com.br/?q=content/jóias-e-designers-de-jóias-0



Jóias e Designers de Jóias

Colar de Esmeraldas lapidadas com um pingente
de Esmeralda bruta, criada pela designer Daniela de Azevedo
by Blue Violet.
ESMERALDAS
Tenho muito prazer em escrever para pessoas sensíveis e apreciadoras de conhecimento. Pessoas como eu, que acreditam que conhecimento nunca é demais! Começo minha apresentação na REVISTA MEU MELHOR ESTILO escrevendo sobre a gema mais estilosa! Pedra do amor incondicional, da confiabilidade, fidelidade. Em tratamento físico, tem efeito rejuvenescedor, além de ajudar na cura. Também é conhecida como a pedra dos viajantes por seu efeito protetor. Seu nome vem do grego smaradgus, pedra reluzente, brilhante,símbolo da imortalidade. É a pedra ou gema mais conhecida de toda a humanidade. Seus registros vêm de seis mil anos atrás, quando era comercializada na Babilônia, anteriores ao diamante. Vem da família do Berilo, a Esmeralda é a gema mais nobre desta família. Entre todas as variedades, a Esmeralda é a mais rara, formada em condições geológicas muito específicas.
Esmeraldas transparentes e de cor verde intensa e uniforme são muito raras, podendo atingir preços superiores aos dos diamantes, considerando sempre como base de preços o quilate (0,2g). As minas mais antigas exploradas no planeta, encontram-se no Egito, há mais de 5.000 anos, abasteciam o Oriente. Era a pedra favorita de Cleópatra que a usava como amuleto, enfeite e como antídoto em todas as suas conquistas amorosas e políticas. E há cerca de 2.000 anos os romanos descobriram esmeraldas nos Alpes da Áustria. E o Mercado da Europa, ate sua descoberta no Peru, no século XV. Levadas a Europa pêlos espanhóis, que por sua vez receberam as pedras de presente dos índios, em Bogotá – Colômbia, os espanhóis descobriram então, as melhores minas de Esmeraldas do mundo, ate então. A produção de Esmeraldas na Colômbia foi tão grande, que afetou o preço das Esmeraldas orientais (e da Áustria) na Europa, algumas dezenas de quilos de Esmeraldas. Até hoje, a Colômbia produz aproximadamente 60 % das Esmeraldas no mundo e 80 % das de melhor qualidade. Até a descoberta das Esmeraldas nos Montes Urais na Rússia, em 1831, a Colômbia forneceu quase toda a produção mundial. No Brasil, o descobrimento iniciou-se com a expedição planejada por Tomé de Souza, que partiu de Porto Seguro em 1554 com 12 homens brancos e numerosos índios, para procurar as minas de Esmeralda no país, atravessando o sul da Bahia e o nordeste de Minas Gerais. Retornou após 18 meses sem resultados concretos, a não ser o conhecimento da imensidão do sertão. Seguiram outras entradas. Marcos de Azeredo deixou o roteiro de sua viagem e descobrimento, que foi usado por outros sertanistas na busca das Esmeraldas, entre eles Fernão Dias. Vários cartógrafos do século XVII desenharam a serra resplandecente ou mesmo a Serra das Esmeraldas nos seus mapas. O divisor das águas entre os rios Jequitinhonha e Araçuaí ao norte, e os rios Mucuri, São Mateus e Doce ao sul, chamava-se Serra das Esmeraldas nos mapas até o século XIX, ou como é conhecida hoje por Serra Negra. Fernão Dias Paes Leme (1608-1681) é certamente o mais famoso dos bandeirantes na caça às Esmeraldas.
Somente em 1963, as esmeraldas foram descobertas nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. O Brasil é atualmente, depois da Colômbia, o segundo maior produtor de Esmeraldas no mundo. Nos dias de hoje, a rocha que contém a gema é lavrada em mina de subsolo, depois de britada passa por peneiras, e as Esmeraldas brutas são catadas manualmente. Quanto mais devagar o resfriamento e crescimento do cristal, mais limpa e pura fica a gema. O talhe da esmeralda e lapidação são especiais pois exigem habilidades especiais. A Belmonte Mineração é a única mineradora de Esmeraldas no Brasil e uma das poucas no mundo, pois as outras ocorrências estão sendo exploradas por garimpeiros. Outras ocorrências (Capoeirana, Piteiras, Toco, Canta Galo, Alfié) foram achadas posteriormente na região, na mesma formação geológica, formando um cinturão de rochas esmeraldíferas de cerca de 80 km de extensão, a leste de Itabira.
Ilustro esse artigo com um vídeo “Formação e Características de Pedra Preciosa Esmeralda”, produzido pela professora de Artes e produtora de moda Fabiana Domingos, que conta a história das Esmeraldas desde a sua descoberta.http://youtu.be/U-yjhMVSk3A
Brunete Fracarolli, arquiteta homenageada Premio Decorar 2013, recebendo o Colar de Esmeraldas criado pela designer Daniela de Azevedo by Blue Violet.
Para entrar em contato com a colunista Vera Simões envie um email para vera.simoes@meumelhorestilo.com.br