sexta-feira, 27 de dezembro de 2013


Os Rubis

Os Rubis
Os Rubis são valiosas pedras da felicidade e fontes da mais pura energia e, desde a antiguidade, uma das mais bonitas e raras. O nome Rubi vem do Latim rubeu, o que significa “vermelho”. Os gregos a veneravam como a mãe de todas as pedras preciosas. O Rubi pensava-se, era o sangue da terra e representava a força do amor e da vida.
Rubi - pedra preciosa vermelha, variedade do mineral coríndon cuja cor é a presença de crômio. Os rubis naturais são excepcionalmente raros, mas produzem-se rubis artificialmente que são comparativamente baratos. O Rubi é Minerado na África, naÁsia e na Austrália. Eles são mais comuns em Myanmar, no Sri Lanka e na Tailândia, porém também são encontrados em Montana e na Carolina do Sul nos Estados Unidos. Algumas vezes ocorrem juntamente com espinelas nas mesmas formações geológicas ocorrendo confusão entre as duas espécies: no entanto, bons exemplares de espinelas vermelhas têm um valor próximo do rubi.
O rubi tem dureza nove na escala de Mohs, e entre as gemas naturais somente é ultrapassado pelo diamante em termos de dureza. As variedades de corindon não vermelhas são conhecidas como safiras.
As gemas de rubi são valorizadas de acordo com várias características incluindo tamanho, cor, claridade e corte. Todos os rubis naturais contêm imperfeições. Os rubis artificiais podem não conter imperfeições. Quanto menor o número e menos óbvias as imperfeições, mais caro é o rubi - a menos que não tenha imperfeições (i.e., um rubi "perfeito") - então ele é suspeito de ser fabricado artificialmente e seu status de gema sem preço não é garantido.
Foto:Leilão das jóias de Elizabeth Taylor, na casa Christie’s em Londres
Alguns rubis manufaturados têm substâncias adicionadas a eles para que possam ser identificados como artificiais, mas a maioria requer testes gemológicos para determinar a sua origem.
O maior rubi estrela do mundo é o Rajaratna, que pesa 495 g.
O maior rubi estrela-dupla do mundo (com uma estrela de 12 pontas) é o Neelanjali, pesando 274 g. Ambos pertencem à G. Vidyaraj de Bangalore na Índia. Na criação do primeiro laser, usaram um rubi sintético. Entre os recordes de raridades e valor, o maior rubi estrela já encontrado no planeta é o rubi “Rajaratna” com 495 g. Na Índia, o rubi é referido como “ratnaraj” que significa “senhor das pedras preciosas”. Segundo o hinduísmo, numa de suas lendas, o rubi surgiu proveniente de um diamante, quando uma rainha, depois de ser assassinada, derramou o seu sangue sobre um diamante e em todas as pedras iguais a ele.
Até os dias de hoje, o rubi é visto como um símbolo de amor e paixão, inicialmente, valorizados por manterem a saúde corporal e espiritual.
Os hindus o utilizavam na pele como proteção de feridas e para evitar perda de sangue. Acreditam que esta pedra ajuda na circulação do sangue e do coração, além de servir como um incentivador amoroso.
Assista aqui o vídeo -  Formação e características gemeologicas da pedra conhecida com "cor de fogo”, pela professora e produtora de moda Fabiana Domingos
Foto: La Peregrina a natural pearl diamond ruby and cultured pearl necklace
Para entrar em contato com a colunista Vera Simões envie um email paravera.simoes@meumelhorestilo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário