Vera Simões é bacharel em comunicação, pós graduada em marketing pela GV, trabalha na área cultural há 30 anos e o Escritório de Arte atua há 18 anos.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Os Rubis

Rubi - pedra preciosa vermelha, variedade do mineral coríndon cuja cor é a presença de crômio. Os rubis naturais são excepcionalmente raros, mas produzem-se rubis artificialmente que são comparativamente baratos. O Rubi é Minerado na África, naÁsia e na Austrália. Eles são mais comuns em Myanmar, no Sri Lanka e na Tailândia, porém também são encontrados em Montana e na Carolina do Sul nos Estados Unidos. Algumas vezes ocorrem juntamente com espinelas nas mesmas formações geológicas ocorrendo confusão entre as duas espécies: no entanto, bons exemplares de espinelas vermelhas têm um valor próximo do rubi.
O rubi tem dureza nove na escala de Mohs, e entre as gemas naturais somente é ultrapassado pelo diamante em termos de dureza. As variedades de corindon não vermelhas são conhecidas como safiras.

Foto:Leilão das jóias de Elizabeth Taylor, na casa Christie’s em Londres
Alguns rubis manufaturados têm substâncias adicionadas a eles para que possam ser identificados como artificiais, mas a maioria requer testes gemológicos para determinar a sua origem.
O maior rubi estrela do mundo é o Rajaratna, que pesa 495 g.
O maior rubi estrela-dupla do mundo (com uma estrela de 12 pontas) é o Neelanjali, pesando 274 g. Ambos pertencem à G. Vidyaraj de Bangalore na Índia. Na criação do primeiro laser, usaram um rubi sintético. Entre os recordes de raridades e valor, o maior rubi estrela já encontrado no planeta é o rubi “Rajaratna” com 495 g. Na Índia, o rubi é referido como “ratnaraj” que significa “senhor das pedras preciosas”. Segundo o hinduísmo, numa de suas lendas, o rubi surgiu proveniente de um diamante, quando uma rainha, depois de ser assassinada, derramou o seu sangue sobre um diamante e em todas as pedras iguais a ele.
Até os dias de hoje, o rubi é visto como um símbolo de amor e paixão, inicialmente, valorizados por manterem a saúde corporal e espiritual.
Os hindus o utilizavam na pele como proteção de feridas e para evitar perda de sangue. Acreditam que esta pedra ajuda na circulação do sangue e do coração, além de servir como um incentivador amoroso.
Assista aqui o vídeo - Formação e características gemeologicas da pedra conhecida com "cor de fogo”, pela professora e produtora de moda Fabiana Domingos
Foto: La Peregrina a natural pearl diamond ruby and cultured pearl necklace
Para entrar em contato com a colunista Vera Simões envie um email paravera.simoes@meumelhorestilo.com.br

Cristal é um termo comum. Para todos os minerais que têm a forma cristalina, que nasce como cristal, quartzo que é um cristal!
O cristal-de-rocha é o mais comum de todos os cristais. Pedernal (pederneira) é o quartzo comum, arredondado pelo transporte em águas dos rios. O quartzo-puro é conhecido como “cristal-de-rocha” ou simplesmente quartzo. O quartzo-violeta é conhecido como “ametista”. O quartzo-amarelo é conhecido como “Ceferino”. O quartzo-rosa é conhecido como “quartzo-rosa”. O quartzo-verde é conhecido como “aventurina” e muitos outros.
O cristal-de-rocha é o mais comum de todos os cristais. Pedernal (pederneira) é o quartzo comum, arredondado pelo transporte em águas dos rios. O quartzo-puro é conhecido como “cristal-de-rocha” ou simplesmente quartzo. O quartzo-violeta é conhecido como “ametista”. O quartzo-amarelo é conhecido como “Ceferino”. O quartzo-rosa é conhecido como “quartzo-rosa”. O quartzo-verde é conhecido como “aventurina” e muitos outros.
As pedras de cores amarela, parda ou avermelhada, provocadas por óxido de ferro, recebe o nome de quartzo-ferrífero. Muitas vezes ele forma cordões, ou filões de preenchimento de cor branca leitosa, em rochas distintas.
Das variedades do quartzo, a mais abundante é o quartzo-incolor, muito conhecido pelos nomes de quartzo-hialino e cristal-de-rocha. Porem todos os minerais formam cristais e todas as rochas são compostas de minerais. Quartzo é um mineral formador de rochas, pois o quartzo se encontra em quase todos os tipos de rochas, também uma pedra ornamental e uma gema.
Devido as suas propriedades, ele é dificilmente atacável, seja por via mecânica, seja por via química. Por esse motivo é o mineral mais abundante na terra. O nome quartzo tem se mantido em sua forma primitiva, não tendo sofrido qualquer alteração posterior.
Quando componente principal das rochas, ele se apresenta na forma de quartzo cristalizado, vítreo, incolor e transparente, ou como quartzo-comum, opaco, quartzo-leitoso ou quartzo-filoniano. As variedades coloridas são pedras ornamentais muito apreciadas. Brilho: vítreo, traço branco, fratura concóide e estilhaçáveis, não exibe clivagem, é muito estável, sendo atacado somente pelo ácido fluorídrico. As formas trigonais bem cristalizadas apresentam, usualmente, prismas hexagonais e faces romboédricas nas extremidades.
Muito usado em jóias, o quartzo também é muito usado pelos terapeutas que empregam cristais. Importante como matéria-prima na indústria eletrônica, como abrasivo, nas indústrias de vidro e cerâmica. Copos de cristal, lustres de cristal, entre outros, são feitos de vidro, que não é matéria cristalina. Por isso, quando se fala de quartzo-incolor, deve-se usar o nome correto, cristal-de-rocha, e não apenas cristal.
É utilizado também no campo da técnica para a obtenção de ultra-sons (por causa de suas propriedades piezoeléctricas) e para o controle de emissores e relógios. Na fabricação de vidros de alta qualidade, esses vidros são chamados de cristal, o que vem aumentar ainda mais a confusão de nomes envolvendo o quartzo.Um elemento importante para o reconhecimento do quartzo são as estrias sobre as faces prismáticas. Encontra-se em geados, filões, cavidades e drusas.
No Cazaquistão, foi encontrado um cristal, em 1958, com a altura de uma casa de dois andares, pesando 70 toneladas. As drusas, agregados de cristais desenvolvidos sobre uma base plana, milhares de cristais, totalizando centenas de quilogramas. A maior já encontrada tinha 784 kg. O Brasil é o maior produtor mundial de quartzo, com jazidas principalmente em Minas Gerais, Goiás e Bahia, particularmente na região do Planalto Central, próximo ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Também é encontrado na Espanha, Alemanha, Alpes, Urais, República de Madagáscar.
É a PEDRA DA VITORIA, auxilia vencer a ansiedade e ajuda a percepção intuitiva. Proporciona um equilíbrio emocional, físico e mental. É uma pedra universal que reflete todas as cores do arco-íris. É a pedra vocacional, antidispersivo, é muito usado por bruxos preguiçosos. Ele deve ser guardado num saquinho de couro com ramos secos de arruda, avenca, hera e um pouquinho de tabaco.







quarta-feira, 13 de novembro de 2013
http://www.meumelhorestilo.com.br/?q=content/jóias-e-designers-de-jóias-0


Colar de Esmeraldas lapidadas com um pingente
de Esmeralda bruta, criada pela designer Daniela de Azevedo
by Blue Violet.
de Esmeralda bruta, criada pela designer Daniela de Azevedo
by Blue Violet.
ESMERALDAS
Tenho muito prazer em escrever para pessoas sensíveis e apreciadoras de conhecimento. Pessoas como eu, que acreditam que conhecimento nunca é demais! Começo minha apresentação na REVISTA MEU MELHOR ESTILO escrevendo sobre a gema mais estilosa! Pedra do amor incondicional, da confiabilidade, fidelidade. Em tratamento físico, tem efeito rejuvenescedor, além de ajudar na cura. Também é conhecida como a pedra dos viajantes por seu efeito protetor. Seu nome vem do grego smaradgus, pedra reluzente, brilhante,símbolo da imortalidade. É a pedra ou gema mais conhecida de toda a humanidade. Seus registros vêm de seis mil anos atrás, quando era comercializada na Babilônia, anteriores ao diamante. Vem da família do Berilo, a Esmeralda é a gema mais nobre desta família. Entre todas as variedades, a Esmeralda é a mais rara, formada em condições geológicas muito específicas.
Esmeraldas transparentes e de cor verde intensa e uniforme são muito raras, podendo atingir preços superiores aos dos diamantes, considerando sempre como base de preços o quilate (0,2g). As minas mais antigas exploradas no planeta, encontram-se no Egito, há mais de 5.000 anos, abasteciam o Oriente. Era a pedra favorita de Cleópatra que a usava como amuleto, enfeite e como antídoto em todas as suas conquistas amorosas e políticas. E há cerca de 2.000 anos os romanos descobriram esmeraldas nos Alpes da Áustria. E o Mercado da Europa, ate sua descoberta no Peru, no século XV. Levadas a Europa pêlos espanhóis, que por sua vez receberam as pedras de presente dos índios, em Bogotá – Colômbia, os espanhóis descobriram então, as melhores minas de Esmeraldas do mundo, ate então. A produção de Esmeraldas na Colômbia foi tão grande, que afetou o preço das Esmeraldas orientais (e da Áustria) na Europa, algumas dezenas de quilos de Esmeraldas. Até hoje, a Colômbia produz aproximadamente 60 % das Esmeraldas no mundo e 80 % das de melhor qualidade. Até a descoberta das Esmeraldas nos Montes Urais na Rússia, em 1831, a Colômbia forneceu quase toda a produção mundial. No Brasil, o descobrimento iniciou-se com a expedição planejada por Tomé de Souza, que partiu de Porto Seguro em 1554 com 12 homens brancos e numerosos índios, para procurar as minas de Esmeralda no país, atravessando o sul da Bahia e o nordeste de Minas Gerais. Retornou após 18 meses sem resultados concretos, a não ser o conhecimento da imensidão do sertão. Seguiram outras entradas. Marcos de Azeredo deixou o roteiro de sua viagem e descobrimento, que foi usado por outros sertanistas na busca das Esmeraldas, entre eles Fernão Dias.
Vários cartógrafos do século XVII desenharam a serra resplandecente ou mesmo a Serra das Esmeraldas nos seus mapas. O divisor das águas entre os rios Jequitinhonha e Araçuaí ao norte, e os rios Mucuri, São Mateus e Doce ao sul, chamava-se Serra das Esmeraldas nos mapas até o século XIX, ou como é conhecida hoje por Serra Negra. Fernão Dias Paes Leme (1608-1681) é certamente o mais famoso dos bandeirantes na caça às Esmeraldas.

Somente em 1963, as esmeraldas foram descobertas nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. O Brasil é atualmente, depois da Colômbia, o segundo maior produtor de Esmeraldas no mundo. Nos dias de hoje, a rocha que contém a gema é lavrada em mina de subsolo, depois de britada passa por peneiras, e as Esmeraldas brutas são catadas manualmente. Quanto mais devagar o resfriamento e crescimento do cristal, mais limpa e pura fica a gema. O talhe da esmeralda e lapidação são especiais pois exigem habilidades especiais. A Belmonte Mineração é a única mineradora de Esmeraldas no Brasil e uma das poucas no mundo, pois as outras ocorrências estão sendo exploradas por garimpeiros. Outras ocorrências (Capoeirana, Piteiras, Toco, Canta Galo, Alfié) foram achadas posteriormente na região, na mesma formação geológica, formando um cinturão de rochas esmeraldíferas de cerca de 80 km de extensão, a leste de Itabira.
Ilustro esse artigo com um vídeo “Formação e Características de Pedra Preciosa Esmeralda”, produzido pela professora de Artes e produtora de moda Fabiana Domingos, que conta a história das Esmeraldas desde a sua descoberta.http://youtu.be/U-yjhMVSk3A
Brunete Fracarolli, arquiteta homenageada Premio Decorar 2013, recebendo o Colar de Esmeraldas criado pela designer Daniela de Azevedo by Blue Violet.
Para entrar em contato com a colunista Vera Simões envie um email para vera.simoes@meumelhorestilo.com.br
domingo, 3 de novembro de 2013
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
segunda-feira, 1 de julho de 2013
A versatilidade da fotografia consegue fazer disto uma Arte infinita.
Annemie W. e
Alegria Patricia, duas artistas plásticas com uma super experiência e
capacidade, associando criatividade, criaram uma parceria de sucesso. Realizam
projetos visuais, cujas emoções são capazes de ultrapassar as imagens puras ou
trabalhadas digitalmente. A versatilidade da fotografia consegue fazer disto
uma Arte infinita.
sexta-feira, 10 de maio de 2013
quarta-feira, 1 de maio de 2013
segunda-feira, 29 de abril de 2013
I Feira de Arte Olhe Brasil
Escritório de Arte de Vera Simões participa da
I Feira de Arte Olhe Brasil - Mube
A I Feira de Arte Olhe Brasil acontece entre 08 a 11 de maio das 14h às 19h, no Mube - Museu Brasileiro da Escultura e reúne artistas plásticos e arquitetos do Brasil e de outros sete países.Da Europa, Estados Unidos e América Latina em geral. Um dos seus principais objetivos é promover o mercado da arte no Brasil, fomentando a produção artística, elevando o nível do profissionalismo de todos os especialistas envolvidos de alguma forma com o segmento das artes plásticas, desde produção, divulgação, documentação, distribuição e comercialização, dessa forma incentivando seu consumo como mais um segmento da economia brasileira.
Com organização da ABBA, corredor cultural “Argentina-Brasil-Argentina-Brasil” e do próprio Mube, curadoria de Alicia Cunto, curadora do Museu Metropolitano de Buenos Aires (2005 a 2012), a produtora cultural Vera Simões, que participa como u galerista, representando os escultores Marina Braghetto, Nur Chap Chap, Rodrigo Saramago, Vera Lilia Rocha Loures, Virginia Se e os artistas plásticos, Alberto Balestro, Angelika Altmann, Dacha, Fabio Daher, Fernanda Meirelles e Licia Pacifico. Na fotografia, Andrea Laybauer, Annemie Wilcke e Alegria Patricia Cohen. “Resolvi participar da I Feira de Arte, por estar entre galerias da América Latina e da França, o que permite um intercambio cultural muito interessante tanto para os artistas brasileiros, como para os de outros países e para todo o público de uma forma geral. Ainda não temos uma expectativa precisa do público que visitará o local, mas já temos a presença confirmada de algumas personalidades que vão prestigiar o evento, como Marysia e Luzia Portinari, a arquiteta Lina Idoeta, que realizou o projeto Blue Violet, além dos renomados artistas plásticos brasileiros participantes”, afirma Vera Simões.
Outro destaque interessante do evento fica por conta da arte cinética Latino Americana, responsável pela elaboração de formas e efeitos visuais para gerar movimento. As galerias participantes disponibilizam para a comercialização um grande acervo de Arte Moderna e Arte Contemporânea.
A I Olhe Brasil também tem como objetivo mostrar na prática, a integração da Arte x Arquitetura x Paisagismo e exemplificar como esses segmentos conversam entre si, pois estão sendo desenvolvidos espaços projetados por arquitetos renomados que evidenciam a integração dessas áreas em toda a área de extensão do Mube.
A entrada para a primeira edição da “Olhe Brasil” será gratuita e o público visitante terá a oportunidade de conhecer obras de arte de qualidades inquestionáveis, a exemplo da escultura:“A Alma e Eu”, da escultora Vera Lília Rocha Loures, que realiza seus trabalhos em alumínio e bronze com detalhes intensos e muita expressão artística. O artista plástico Dacha apresenta em suas telas todo o equilíbrio e a harmonia entre as curvas e cores, que fazem parte de um dos destaques da arte contemporânea. Nur Chap Chap e uma escultora, que passeia com seus pássaros em fibra, resina e bronze. O desenhista Fabio Daher faz trabalhos elaborados e se utiliza de técnicas mistas em suas telas, apresentando um resultado de arte em equilíbrio, simultaneamente. Andrea Laybauer apresenta um trabalho que desenvolve em fotografias a partir de temas sempre direcionados ao universo feminino, com foco em Mulheres, Mitos e Deusas. O resultado desses trabalhos são surpreendentes e contemporâneos.
ESCRITORIO DE ARTE VERA SIMOES – STAND 16.
Coquetel de abertura - Mube, dia 08 de maio, a partir das 19h.
Primeira Edição da Olhe Brasil - 08 a 11 de Maio, no Mube - Av. Europa, 218.
Horário: 14 às 19h - entrada gratuita.
A arte de promover a Arte.
Por mais transcendente que
seja qualquer manifestação artística, digna desse nome, ela necessita de emulo,
do suporte de uma promoção condizente.
O mecenato moderno exige
responsabilidade.
Ao saber ver, contrapõe-se
o saber sentir.
E são raros os empresários
culturais dotados desse refinamento e sensibilidade.
Vera Simões insere-se,
naturalmente, nesse contexto pois tem o suporte da empatia e de familiaridade
com a Cultura.
Ampliando sua dimensão e
transformando junto com o especial
empenho dos grandes talentos que compõem o seu trabalho, em verdadeira obra de
arte, a divulgação de seus artistas, dos mais variantes segmentos.
Palavras como: amor e
dedicação, tão gastas, mas tão importantes em nossos dias, adquirem seu sentido
original no trabalho do Escritório de Arte.
O que a coloca, há muito
tempo entre os raros expoentes deste também raro e importante setor.
Assinar:
Postagens (Atom)